domingo, 17 de maio de 2009

Roma


Otávio tornou-se o primeiro Imperador, governando de 27 a.C. a 14 d.C. Suas primeiras medidas tinham por finalidade reestruturar a administração do novo Estado Imperial: restringiu as funções do Senado; criou uma nova ordem administrativa (as prefeituras); melhorou as formas de cobranças de impostos; instituiu a guarda pretoriana com a função de garantir a proteção do imperador. Na economia, Otávio incentivou a produção e protegeu as rotas comerciais. Empreendeu a construção de várias obras públicas, o que gerou muitos empregos aos plebeus. Para ganhar popularidade, Otávio adotou a política do “pão e circo”. A paz, a prosperidade e as realizações artísticas marcaram o governo de Otávio Augusto. O século I, em que transcorreu seu governo, ficou conhecido como “a pax romana”.

5 comentários:

  1. A Pax Romana começa com os atos de Otávio. Senado só poderia ser ocupado por patrícios; todas as decisões políticas estariam centralizadas nas mãos do imperador; distribuiu as legiões pelas províncias e criou a Política do Pão e Circo para controlar a plebe. Depois disso o Império se expandiu gerando grande prosperidade e que durou mais de dois séculos.

    ResponderExcluir
  2. show de bola o blog jonas. parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Lucas, espero sua participação com perguntas.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Jonas:

    Primeiramente, parabéns por este excelente blog!

    A respeito da Nação Império Romano, eu costumo imaginar que suas fronteiras propriamente ditas eram mais ou menos as fronteiras da atual Itália.

    E o que os Romanos chamavam de províncias eram Nações - Gália, Bretanha, Judeia, Galileia, etc. - que estavam sob dominação romana, ou seja Nações ocupadas por Roma.

    Vou ousar um pouco mais:

    a atual Itália é a herdeira de Roma, é a Roma atual; após o período das Cidades-estado - pequenas "nações italianas" -, houve novamente a unificação.

    O Führer certa vez declarou que o Duce era o último dos Imperadores Romanos.

    O que o Professor pensa a respeito?


    Barros

    ResponderExcluir