quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Made in China: Como a China virou potência?

Desde a época do surgimento da civilização chinesa, há 4 mil anos, até o ano de 1978, muitas coisas aconteceram. A China tornou-se um grande império no século II a.C., quando iniciou a construção da Grande Muralha para se defender dos mongóis. No século XIII, o país começou a ter contato com o mundo ocidental. Na Guerra do Ópio, os chineses lutaram contra o imperialismo inglês, contudo acabaram perdendo o território de Hong Kong. Para os franceses, perderam o Vietnã; os russos conquistaram áreas do norte de seu território; e o Japão anexou a Coréia e Taiwan. Os chineses também viram os japoneses ocuparem a Manchúria; tal situação só se findou com a derrota do Japão na 2ª Guerra Mundial. Em 1949, os comunistas, sob a liderança de Mão Tse-tung, tomaram o poder e realizaram inúmeras mudanças, estatizando as empresas e as propriedades fundiárias e promovendo a ditadura. Em 1950, a China se aproximou da União Soviética, entrando também, na Guerra da Coréia. Após a morte de Tse-tung, em 1976, Deng Xiaoping e seus aliados assumiram o poder e colocaram o país em outros trilhos. A partir de 1978, a China iniciou uma série de reformas econômicas, as quais tiveram como base os fartos subsídios estatais, visando tornar o país um grande exportador de produtos de baixo custo e procurando atrair pesados investimentos estrangeiros. Com tais medidas, o país se deparou com um crescimento econômico bastante significativo. Em virtude da mão-de-obra barata, centenas de empresas estrangeiras foram atraídas para a país, tornando-o uma verdadeira potência exportadora. Em 1989, mesmo com o fim da URSS, a China permaneceu com seu regime fechado. Basicamente, a política econômica adotada pelos chineses nesse período baseava-se no apoio às multi-nacionais, que mudavam gradativamente o perfil da economia chinesa. O Estado se esforçava para garantir uma ampla infra-estrutura, energia, matérias-primas e mão-de-obra barata, tudo que as multi-nacionais desejavam. O que essas empresas estrangeiras levaram à China foi a tecnologia, o que foi essencial para a modernização do país.Com a produção em massa, os preços dos produtos chineses ficaram baratíssimos em relação a outros mercados, dando para o país, uma fantástica competitividade no mercado internacional. Quem nunca encontrou a famosa frase “Made in China” em algum produto? O Estado procurou acelerar ainda mais o crescimento econômico por meio de fortes investimentos na construção de portos, aeroportos, pontes, ferrovias, etc. Atualmente, com um nível de crescimento econômico assustador, a China encontra novos desafios. O principal deles talvez seja, justamente, o de diminuir a dependência em relação ao comércio exterior, das multi-nacionais, e tentar elaborar uma economia semelhante à ocidental, baseada no consumo interno, na tecnologia de ponta e nos serviços. Mesmo assim, essa "revolução econômica" serviu para tirar 400 milhões de pessoas da pobreza. A verdade é que ninguém sabe, ao certo, até onde os chineses podem chegar.

Por Tiago DantasEquipe Brasil Escola
China - Geografia - Brasil Escola

Um comentário:

  1. Ei meu nome é Tássila. Estou com muita dificuldade num trabalho de geografia. O tema é conflito árabe israelense. E mais expecificadamente, meu tema é negociações de paz atuais. Como o trabalho é feito em equipe, eu fiquei com o último tema - fecharei o trabalho - e por isso tenho um tempo menor. E pelo que eu estou estudando, quanto mais eu vou lendo, mas eu vou vendo é que é muita coisa.. Eu queria saber o que de mais importante eu tenho que falar pros meus colegas de sala, porque não vai dá pra falar aquele monte de data com aquele monte de acontecimento... De tudo isso, o que é mais importante pra ser dito?
    Beijos, Tassi

    ResponderExcluir